sexta-feira, 18 de março de 2011

Tweed CHANEL

Oie chicosas!
A Crioulla vai buscar o que há de mais bacana para esse inverno e seleciona as peças que não podem faltar em nosso armário, vimos muitas coisas e pegamos como inspiração o estilo clássico e carro chefe das peças de uma das maiores grifes do planeta (Chanel), o tweed tem história pra contar, e não é pouca. Dos looks mais tradicionais aos contemporâneos, o tecido de lã rústico que tem procedência da Escócia, especificamente do rio ‘Tweed’, que separa o país da Inglaterra, virou sinônimo de luxo e item desejo entre os amantes da moda.
Tudo começou de forma simples e discreta, quando o emaranhado de fios grossos servia apenas para confeccionar casacos para trabalhadores europeus e não tinha o valor e prestígio que tem hoje. Foi então que o Tweed Harris, criado no arquipélago das Hébridas, na Escócia, começou a ‘glamourizar’ as variações do tecido, em meados do século XX.




Na década 20, Gabrielle Coco Chanel introduziu o tweed na alta costura e o consolidou como matéria-prima luxuosa de sua grife. Desde então, o tecido tem sido referência de estilo em desfiles e coleções no mundo todo, com suas reinvenções e novas aplicações.


Nas ruas, as mulheres preferem os casacos em tweed.
Olivia Palermo, Alexa Chung e Fernanda Lima

Blazers, jaquetas, saias, sapatos e bolsas  já caíram nas graças do tweed. Nos catwalks, os designers reforçam a tendência apresentando looks com o tecido da cabeça aos pés. Mas nas ruas, o paletó/casaqueto é o preferido das mulheres.

Chanel, McQueen e Pringle of Scotland dão
diversas leituras para o tecido de lã

Na última Paris Fashion Week, além da Chanel, que trouxe uma versão mais jovem e rocker dos blazers em tweed, a grife Alexander McQueen também apostou no poder da tecelagem e mesclou o tricô com peles e peças de couro, dando um ar fetichista aos looks.



Sapato Manolo Blanikh em tweed: luxo quentinho nos pés

Já na semana de moda londrina, a Pringles of Scotland resolveu resgatar suas raízes e também apostou no tecido, que veio em versões clássicas e ‘apaches’, com uma mistura de poncho com calça de alfaiataria.


Desfile da marca brasileira Coven fez releitura de tweeds clássicos

No Brasil, o tweed também teve vez no desfile da Coven, apresentado na última edição do Fashion Rio em janeiro. A coleção teve como destaque o tricô e fios de lã em várias versões.


Lily Allen, Blake Lively e Keira Knightley


Celebridades fashionistas como Lily Allen, Blake Lively e Alexa Chung, são constantemente vistas usando as peças, com sobreposições que seguem diferentes estilos. Para quebrar o clima ‘old school’ que o tweed pode proporcionar, peças com cortes mais ousados dão um ar moderninho e tiram a impressão de look ‘com cara de avó’.

E aí meninas, gostaram?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário